Notícias e Novidades

O que os brasileiros sabem (e fazem) quando o assunto é vida saudável

publicado em 14 de setembro de 2016

Parte da população até tem boa noção dos caminhos que levam à qualidade de vida, mas colocar as recomendações em prática são outros quinhentos

mapa

Eis o que se tira de lição de um estudo elaborado por SAÚDE e pela área de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Editora Abril, em parceria com Centrum, que entrevistou 1 190 pessoas de todas as regiões do país. “O problema é transformar informações sobre dieta equilibrada e exercícios em estratégias realistas e eficientes para o dia a dia”, avalia Antonio Herbert Lancha Jr., professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Os participantes do levantamento foram instigados a dar uma nota sobre quanto levam uma vida saudável hoje. A média foi 6,6 – só 9% se autoavaliaram com um 9 ou 10. A maioria empurra os bons hábitos para depois por falta de tempo ou motivação. O desconhecimento sobre si também foi revelado: mais da metade não faz ideia se possui restrição alimentar e 30% desconhecem se apresentam carências nutricionais.

O trabalho mostra que os brasileiros valorizam as orientações do médico, embora queiram ser mais bem aconselhados em relação à alimentação – muita gente vai para a internet tirar suas dúvidas. “Os profissionais precisam vencer a dificuldade de comunicação no consultório e traçar junto às pessoas metas alcançáveis”, propõe Lancha Jr.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/